segunda-feira, 8 de agosto de 2011



Uniformes
Evolução dos uniformes do Palestra ao Palmeiras

Muitos dizem que na primeira partida da vida do clube, quando o Palestra Itália venceu o Savóia de Votorantim por 2 a 0, conquistando a taça Savóia em 24 de janeiro de 1915, nossos jogadores teriam vestido camisas azuis. O fato, porém, não é verdadeiro.

À época da fundação do Palestra Itália já se estabelecera que as cores seriam verde, branco e vermelho, em alusão à bandeira da Itália. Na partida inaugural, o Palestra Itália vestiu camisa verde com punhos e golas brancas. Do lado esquerdo do peito, as letras “P” e “I” apareciam bordadas em branco e sobrepostas uma na outra. Os calções brancos e meias verdes, com uma faixa branca e outra vermelha, compunham os trajes dos futebolistas palestrinos naqueles anos.


Primeiro Uniforme

Em 1916, por conta da estreia do Palestra Itália no Campeonato Paulista, adotou-se um novo modelo de uniforme. As camisas permaneceram na cor verde, porém ganharam uma grande faixa central branca. Do lado esquerdo, o símbolo escolhido foi a Cruz de Savóia, que representava a Casa Real Italiana, em substituição as letras “P” e “I”. As golas e punhos permaneceram na cor branca, bem como o calção. As meias também não sofreram quaisquer alterações.


1916

Em 1917 houve nova mudança no escudo da camisa. A Cruz de Savóia dava lugar às letras “P” e “I”. Bordadas na cor verde, eram orladas por um triângulo em tom idêntico. As demais peças do vestuário dos atletas não sofreram quaisquer alterações.


1917

Em 1918, a camisa passou a ser verde, com os punhos e golas brancas. O distintivo foi mudado novamente. Seu formato passou a ser um círculo, orlado de vermelho. No centro, ao alto, um círculo menor, branco. Dentro dele o antigo triângulo, em verde, com as letras "P" e "I" entrecortando-se em branco.


1918

Foi assim até 1942, quando, após a mudança de nome para Palestra de São Paulo, e depois para Palmeiras, desapareceu o vermelho, ficando apenas o verde e o branco, com a letra "P" no centro, indicando a inicial do nome do clube.


Réplica do uniforme usado no título Mundial de 1951

Em 1959 o distintivo da camisa do Palmeiras sofreu nova alteração. O tradicional “P” dava lugar a um novo escudo, o qual permanece até os dias atuais.


1959

Em 1992, novas transformações, que marcaram o início da co-gestão com a Parmalat: a camisa verde, em tom mais claro que as anteriores, ganha faixas verticais brancas.


1993

No ano de 1997 as listras brancas deixam de existir no uniforme oficial, voltando a ser todo verde.


1997

Eventualmente, o Palestra Itália utilizou-se de outros modelos de uniforme que fogem dos padrões tradicionais estabelecidos como oficiais. Como exemplo, em 1929 e 1931, diante do Ferencvaros, da Hungria, e em 1954, diante do Corinthians, quando o time vestiu-se, aí sim, com camisas azuis.


1954

Outro caso similar aconteceu em 2000, quando a equipe do Palmeiras utilizou um modelo de camisa com várias tonalidades da cor verde em degradê.


2000

Em 2002 e 2006 o Palmeiras utilizou também uma camisa comemorativa na cor prateada.


2006

A partir de 2007, uma camisa na cor verde-limão foi utilizada como a terceira camisa do Verdão.


2007

Em 2009, o Palmeiras passou a ter um novo terceiro uniforme, o azul. No peito, o escudo é o brasão oficial da família Real italiana, a Cruz de Savóia, o primeiro símbolo do clube em todos os tempos. Já a cor azul da camisa é uma homenagem à origem italiana do Palmeiras, antigo Palestra Itália.


2009

Em 2010, o Palmeiras continuou com o primeiro uniforme verde, seguido do verde-limão e a terceira camisa passou a ser listrada em tons de verde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário